Pular para o conteúdo principal

"Marina, Marina, Marina..."


(Eu, feliz e literalmente de pernas pro ar (não vai pensar mal de mim!) Ales Stenar, Kåseberga, verão, 2009)



Há várias semanas, movidas pela energia da Glorinha, a gente decidiu falar, pensar e escrever sobre as cores. E viajando nelas a gente descobriu uma energia diferente vindo de cada uma e, nessa última postagem, a "Pintora Imaginária" nos pergunta sobre nossa cor preferida.

Eu não posso falar de cor preferida, mas sei falar do quanto a cor está em minha vida: nas paredes de minha casa, nos meus quadros, nas roupas, na comida, em todo canto...

E é exatamente pela força que a cor exerce em mim, o modo como ela pode me tirar de um estado de ânimo e pôr em outro que preciso falar do azul...

Estou há três anos nessa Suécia eu já tinha dito aqui que o amarelo sempre vai me lembrar este lugar, para sempre!, mas não mais que o azul... Há três anos vivendo aqui minha sensação é que nem as nossas praias brasileiras são mais azuladas, contrariando o poema...

Não sei se a perda da cor por 6 meses ou mais me faz delirar com o azul que vejo por aqui, mas é assim que tenho me sentido... Fora isso, ter vindo viver em frente ao mar, há um ano, tem me feito ficar praticamente hipnotizada pelas várias tonalidades que o mar assume aqui, por conta da posição do sol e da retidão do terreno... O céu e o mar, totalmente azuis, nunca são do mesmo tom... nunca se confundem e fazem um casamento perfeito...

Foi olhando para o mar, foi desejando não esquecer nunca esta vista do mar imensamente azul e esta sensação de plenitude que ele me passa que decidi ser mãe de novo, junto com o Renato. Foi olhando para o mar que senti os enjôos, passei horas imaginando a criatura que estaria em meu ventre... E foi olhando para este mesmo mar que o nome Marina me veio à mente...

E foram estes os mesmos motivos para que a decisão fosse tomada a dois...

Estou totalmente enamorada de Marina... do azul... dessa paz que invade a gente quando se tem em frente tanta água...

Marina significa a que pertence ao mar, a que veio do mar ou a que nasceu do mar... No caso da nossa Marina, a que foi gerada, a que nasceu entre os mares da Suécia e do Brasil...

Marina azul, o mesmo azul (e não rosa) da primeira roupinha que comprei assim que soube que esperava uma menina...

E é com essa cor que quero ficar, encerrar a prazerosa participação, ainda que não tão frequente, na blogagem da amiga pintora virtual e dizer: "Valeu Glorinha!"



(Brincando nos campos de futebol em frente de casa e admirando o Torso e as manifestações da Primavera, Malmö, primavera de 2010)


(O azul contrastando com o branco da neve, Malmö, fevereiro de 2010)

(O porto, as marinas e o mar azul de outra cidade sueca inspiradora, Göteborg, 2008)


(Ângelo em passeio com a mãe pela praia num fim de dia qualquer da primavera de 2009, Malmö,)


(A imensa ponte que liga Malmö e Copenhaguem e a vista que a gente nunca mais vai esquecer... Malmö, primavera de 2009)



(Cruzando uma das inúmeras pontes da Dinamarca, em direção à Legolândia, primavera de 2008)


(Os "moinhos" modernos, produtores de energia eólica que têm me deixado se ar há três anos, caminho para Berlin, primavera de 2008)

Comentários

Beth/Lilás disse…
Óia, que texto bonito, inspirado por este azul maravilhoso!
Faço idéia como vocês não sonharam coisas aí diante desta plenitude.
Os sonhos foram tão amplos e azuis que deles originou-se a Marina que ganha formas e um dia cor junto a vocês aqui neste Brasil pra lá de colorido.
beijão carioca
Oi Minha Fofa e Linda amiga e pintora verdadeira! Eu, daqui de longe com meus pincéis imaginários, já antevejo a sua Marina cujo amor de seus pais a gerou influenciados pelo azul e pelo mar...Marina em cujo nome se lê mar, amar, rima...Marina menina, o presente que o mar da Suécia trouxe numa concha para uma borboletinha que além de pintora, é também poeta...
Beijos minha linda, obrigada pela sua participação maravilhosa!
Myrna disse…
Ai...nem sei oque dizer...você sempre me deixando com lágrimas nos olhos mal posso ver meu teclado...não vejo a hora de ver você depois de tantos anos...conhecer Angelo...em outubro vamos para Campinas, ficaremos dias...quero muito ver vocês e dar um abraço enorme em você que me inspira e emociona a cada dia!
Saudades e um grande beijo em todos vocês!
My
Ivana disse…
Borboleta, como faço pra seguir seu blog? Gosto tanto daqui, mas ainda não achei esta ferramenta.
Beijinhos.
Mariana disse…
Lindo nome, Somnia. Sempre adorei Marina: acho um nome delicado e ao mesmo tempo forte. Sempre brinquei com minha mãe porque ela tinha colocado uma sílaba a mais no meu nome (um le, rs).

bjs
Marilena

Postagens mais visitadas deste blog

"Ja, må hon leva!" Sim! Ela pode viver!

(Versão popular do parabéns a você sueco em festinha infantil tipicamente sueca) Molerada! Vocês quase não comentam, mas quando o fazem é para deixar recados chiquérrimos e inteligentes como esses aí do último post! Demais! Adorei as reflexões, saber como cada uma vive diferente suas diferentes fases! Responderei com o devido cuidado mais tarde... Tô podre e preciso ir para a cama porque Marinacota tomou vacina ontem e não dormiu nada a noite. Por ora queria deixar essa canção pela qual sou louca, uma versão do "Vie gratuliere", o parabéns a você sueco. Essa versão é bem mais popular (eu adorava cantá-la em nossas comemorações lá!) e a recebi pelo facebook de minha querida e adorável amiga Jéssica quem vive lá em Malmoeee city, minha antiga morada. Como boa canção popular sueca, esta também tem bebida no meio, porque se tem duas coisas as quais os suecos amam mais que bebida são: 1. fazer versão de música e 2. fazer versão de música colocando uma letra sobre bebida nela. Nest

"Em algum lugar sobre o arco íris..."

(I srael Kamakawiwo'ole) Eu e Renato estávamos, há pouco, olhando um programa sueco qualquer que trazia como tema de fundo uma das canções mais lindas que já ouvi até hoje. Tenho-a aqui comigo num cd que minha amiga Janete me deu e que eu sempre páro para ouvir.  Entretanto, só hoje, depois de ouvir pela TV sueca, tive a curiosidade de buscar alguma informação sobre o cantor e a letra completa etc. Para minha surpresa, o dono de uma das vozes mais lindas que tenho entre todos os meus cds, não tinha necessariamente a "cara" que eu imaginava.  Gigante, em muitos sentidos, o havaiano, e não americano como eu pensava, Bradda Israel Kamakawiwo'ole , põe todos os estereótipos por terra. Depois de ler sobre sua história de vida por alguns minutos, ouvindo " Somewhere over the rainbow ", é impossível (para mim foi) não se apaixonar também pela figura de IZ.  A vida tem de muitas coisas e a música é algo magnífico, porque, quando meu encantamento por essa música come

O que você vê nesta obra? "Língua com padrão suntuoso", de Adriana Varejão

("Língua com padrão suntuoso", Adriana Varejão, óleo sobre tela e alumínio, 200 x 170 x 57cm) Antes de começar este post só quero lhe pedir que não faça as buscas nos links apresentados, sobre a artista e sua obra, antes de concluir esta leitura e observar atentamente a obra. Combinado? ... Consegui, hoje, uma manhã cultural só para mim e fui visitar a 30a. Bienal de Arte de São Paulo , que estará aberta ao público até 09 de dezembro e tem entrada gratuita. Já preparei um post para falar sobre minhas impressões sobre a Bienal que, aos meus olhos, é "Poesia do cotidiano" e o publicarei na próxima semana. De quebra, passei pelo MAM (Museu de Arte Moderna), o qual fica ao lado do prédio da Bienal e da OCA (projetados por Oscar Niemeyer), passeio que apenas pela arquitetura já vale demais a pena - e tive mais uma daquelas experiências dificilmente explicáveis. Há algum tempo eu esperava para ver uma obra de Adriana Varejão ao vivo e nem imaginava que