Pular para o conteúdo principal

Bozo, o filósofo pós-moderno


"Sempre rir, sempre rir,
pra viver é melhor sempre rir,
eu sou Palhaço e faço assim,
até dormindo o negócio é sorrir
é sorrir..."


Nada melhor do que um dia de domingo em que a gente sorria.
Hoje aqui o dia começou muito escuro. Oito da manhã pareciam quatro e a chuva não anima o passeio, mas dia de domingo sempre é especial pra mim.

Gosto desde a infância, quando eu acordava de manhã e continuava na cama, ouvindo as conversas da minha mãe com meu pai na cozinha durante o café... Ficava à espreita porque eles sempre estavam falando de nós, os filhos. E minha mãe estava a contar as novidades da semana, o que eu - danada, espertinha - havia feito ou aprendido... e eu me sentia extremamente especial.

Depois vieram as muitas missas do domingo, em que ou eu preparava a liturgia, ou cantava com o coral, ou ensaiava algo com adolescentes ou jovens para tornar a Santa Missa mais animada e mais "entendível" ao povo que lá madrugava.

E, depois ainda, veio a companhia adorável do Renato e os nosso cafés da manhã regados a muita conversa boa, conversa que hoje tem o Ângelo como tema e eu agora é quem fico a contar as novidades.

Foi esse mesmo personagem que, esses dias, me fez pensar em escrever aqui um post a respeito de como é bom, de vez em quando, pegar lá do baú escondido, algumas canções que marcaram nossa vida.
Eu tenho uma seleção de bregas ou ultra-românticas, religiosas ou clássicas, tudo misturado, que às vezes coloco assim, todas de uma vez...

E passo de Cake a Padre Zezinho. De Nirvana a Roy Orbinson, de Madredeus a Bethoven.

Assim começou meu dia com Ângelo na semana passada... e assim dançamos e cantarolamos umas "par delas", entre as quais eu havia escolhido "How can I go on", cuja lembrança pra mim é adorável: Freddie Mercury e Montserrat Caballe nas Olímpiadas de Barcelona, nos anos 80, juntando suas vozes poderosas.

Ao baixar a música, dei de cara, então, com uma obra prima: um vídeo produzido por dois amigos, de Pirassununga, há cinco anos atrás. E escorreram lágrimas de tanto rir...

E como foi bom! como foi bom encontrar duas almas perdidas por aí que se parecem tanto comigo. Que mesmo adultos, brincam como crianças, fazem rir e riem sozinhos... O mesmo que eu fiz na infância e até mesmo na universidade, quando eu, Lud e Janaína fingíamos ser cantoras italianas e chacretes. O mesmo que Renato adora fazer...


(Eu a fazer caras e bocas, Indaiatuba, 2004)


(E o marido a fazer graça, Paris, 2006)

De modo que, não posso deixar aqui o Freddie e a Montserrat sem o Daniel, Danzão, e seu amigo. E sugiro a você, se quer entender o que tô dizendo, que veja primeiro o vídeo original dos cantores em Barcelona. Depois, só depois, veja os atores de Pirassununga.

A letra e melodia dramática - e, de certa forma, melancólica - e a interpretação inesquecível dos dois cantores, foi totalmente transformada. Isso porque tudo é tomado de outro ângulo. De outro ponto de vista. Não do drama, mas da comédia.

Repare nos detalhes. Na escolha a dedo que fizeram do cenário. No varal e nos prendedores. Nas caras e bocas. No bigode e na gravata borboleta vermelha. Nas canecas a se cruzarem no ar, nas mãos se tocando...

É pura arte. Esbanja criatividade, mas eu acho que, acima de tudo, esbanja VIDA porque faz a gente dar tempo para a brincadeira, o riso e a alegria.

E embora a vida deles, provavelmente, tenha muitos dias nebulosos ou tristes, o que importa é que selecionaram momentos como este para manter na memória. Deles e na nossa. Como nós fazemos ao selecionar belas fotos para um álbum de retrato. Aquilo que a memória se alegra em lembrar.

Ótimo domingo para todos nós!

(Ah! a letra e a tradução de "How can I go on" vai abaixo, num outro post.
Veja os vídeos nos links do lado direito do blog. E se quiser ver mais dos amigos de Pirassununga, acesse: http://br.youtube.com/user/Danzao

Comentários

Anônimo disse…
Obrigado pelo texto, gostei muito!
Anônimo disse…
Adorei vc ter se lembrado do Bozo... Eu e o Rê assistíamos sempre e o sonho dele era ganhar a bicicleta ou o tênis Montreal...(Vai ver q foi o famoso palhaço q o inspirou a ser tão piadista)

No ano passado, o verdadeiro Bozo esteve lá no SBT e tive que tirar uma foto c/ ele! Realizei um desejo de criança e fiquei feliz tb ao saber q a mãe da minha amiga Vitória não só trabalhava no programa, como era dela aquela mão do "Bozo-corrida", lembra???

Por mais "trash" q seja o nosso passado, nada como dar boas risadas mesmo...

Bjs,

Tia Dri
Somnia Carvalho disse…
Tia Driiiii!
Verdade! sua foto com o Bozo!!! como eu nao pensei nisso antes??? começar este post com você e ele?
me manda! me manda! me manda!

A gente ta contando as horinhas para ter você aqui, pena o tempo não estar lá essas coisas...

mas a gente vai ter motivo pra rir adoidado. beijos
Somnia Carvalho disse…
Danzão, que bom que gostou e que não deturpei muito o seu trabalho... rs...

Postagens mais visitadas deste blog

"Ja, må hon leva!" Sim! Ela pode viver!

(Versão popular do parabéns a você sueco em festinha infantil tipicamente sueca) Molerada! Vocês quase não comentam, mas quando o fazem é para deixar recados chiquérrimos e inteligentes como esses aí do último post! Demais! Adorei as reflexões, saber como cada uma vive diferente suas diferentes fases! Responderei com o devido cuidado mais tarde... Tô podre e preciso ir para a cama porque Marinacota tomou vacina ontem e não dormiu nada a noite. Por ora queria deixar essa canção pela qual sou louca, uma versão do "Vie gratuliere", o parabéns a você sueco. Essa versão é bem mais popular (eu adorava cantá-la em nossas comemorações lá!) e a recebi pelo facebook de minha querida e adorável amiga Jéssica quem vive lá em Malmoeee city, minha antiga morada. Como boa canção popular sueca, esta também tem bebida no meio, porque se tem duas coisas as quais os suecos amam mais que bebida são: 1. fazer versão de música e 2. fazer versão de música colocando uma letra sobre bebida nela. Nest

"Em algum lugar sobre o arco íris..."

(I srael Kamakawiwo'ole) Eu e Renato estávamos, há pouco, olhando um programa sueco qualquer que trazia como tema de fundo uma das canções mais lindas que já ouvi até hoje. Tenho-a aqui comigo num cd que minha amiga Janete me deu e que eu sempre páro para ouvir.  Entretanto, só hoje, depois de ouvir pela TV sueca, tive a curiosidade de buscar alguma informação sobre o cantor e a letra completa etc. Para minha surpresa, o dono de uma das vozes mais lindas que tenho entre todos os meus cds, não tinha necessariamente a "cara" que eu imaginava.  Gigante, em muitos sentidos, o havaiano, e não americano como eu pensava, Bradda Israel Kamakawiwo'ole , põe todos os estereótipos por terra. Depois de ler sobre sua história de vida por alguns minutos, ouvindo " Somewhere over the rainbow ", é impossível (para mim foi) não se apaixonar também pela figura de IZ.  A vida tem de muitas coisas e a música é algo magnífico, porque, quando meu encantamento por essa música come

O que você vê nesta obra? "Língua com padrão suntuoso", de Adriana Varejão

("Língua com padrão suntuoso", Adriana Varejão, óleo sobre tela e alumínio, 200 x 170 x 57cm) Antes de começar este post só quero lhe pedir que não faça as buscas nos links apresentados, sobre a artista e sua obra, antes de concluir esta leitura e observar atentamente a obra. Combinado? ... Consegui, hoje, uma manhã cultural só para mim e fui visitar a 30a. Bienal de Arte de São Paulo , que estará aberta ao público até 09 de dezembro e tem entrada gratuita. Já preparei um post para falar sobre minhas impressões sobre a Bienal que, aos meus olhos, é "Poesia do cotidiano" e o publicarei na próxima semana. De quebra, passei pelo MAM (Museu de Arte Moderna), o qual fica ao lado do prédio da Bienal e da OCA (projetados por Oscar Niemeyer), passeio que apenas pela arquitetura já vale demais a pena - e tive mais uma daquelas experiências dificilmente explicáveis. Há algum tempo eu esperava para ver uma obra de Adriana Varejão ao vivo e nem imaginava que